top of page

TAG Metas Literárias 2023 só por diversão

Fran Borges

Eu sei que só de ouvir a palavras “metas” tem gente que tem urticária, mas nos últimos anos tenho levado essas metas literárias mais como um direcionamento. Explico...




Eu sei que só de ouvir a palavras “metas” tem gente que tem urticária, mas nos últimos anos tenho levado essas metas literárias mais como um direcionamento. Explico, tenho uma lista que faço todo ano de livros que mais quero ler e isso não quer dizer que vou ler obrigatoriamente esses livros, eles são apenas uma lista que eu olho quando me sinto meio perdida e não sei qual a próxima leitura que vou fazer.


Essa lista pode ser modificada durante o ano, leio livros fora dessa lista, mas ela fica ali como um porto seguro que eu retorno e é baseada nessa lista que vou responder essa TAG Metas Literárias que foi criado pelo maravilhoso Paulo Ratz que eu adoro acompanhar. Deixo o link para o vídeo dele aqui.


Quantos livros pretende ler?

E já começamos bem, não tem resposta hehehe. Eu nunca faço meta de números, isso não me faz bem e me deixa ansiosa. Entendo que tem outras pessoas que sentem motivadas e tudo bem, mas eu deixo livre, leve e solto.


Uma continuação que você quer ler

Tenho algumas continuações que estão nessa lista de livros de histórias que gosto muito. O portão do obelisco da N.K. Jemisin, inclusive, o primeiro livro entrou para as melhores leituras de 2022. Confira o post aqui. Messias de Duna do Frank Herbert. Duna foi uma das minhas melhores leituras de 2021 e esse ano sai o segundo filme da adaptação dessa história incrível. A Caminho do Altar da Julia Quinn que é o livro que fecha a série dos Bridgerton e estou muito empolgada para terminar e torcendo para que a terceira temporada a série retorne em 2023.


Um autor que você quer ler pela primeira vez e qual livro


Mariana Enriquez que é uma autora argentina e que tem circulado bastante entre as pessoas que sigo. Eu amo literatura latino americana e desde que ouvi falar da Mariana quero ler um livro dela. O que está na minha lista é o Tudo que perdemos no fogo.


Um autor que você gosta muito e pretende ler mais

Essa pergunta poderia ter milhares de respostas, mas vou com Ana Paula Maia que é uma das minhas autoras brasileiras favoritas. Se você ainda não leu e gosta de colocar o dedo na ferida, recomendo. Está por aqui nessa lista o livro Enterre seus mortos.




O que você vai se desafiar a fazer diferente em 2023?

Nesse ano quero dar foco aos meus estudos autodidatas de temas que tenho interesse. Aprendi um termo que se chama universidade pessoal com a minhas professora maravilhosa Thais Godinho do Vida Organizada e tenho separa alguns temas para estudar esse ano. Quero ler mais livros de não-ficção com foco nesses estudos. Quem sabe faço um texto falando desses temas mais para frente e como estou organizando isso.


Um calhamaço que pretende ler

Tem um livro que anda me rondando. Sabe quando você olha para estante e ele te chama? Esse livro é O Continente do Érico Veríssimo, que é a primeira parte da série O Tempo e o Vento. Espero conseguir ler esse livro.


Livros nacionais para ler

Já tem um livro aqui que é o da Ana Paula Maia, mas outros que estão na lista são Quincas Borba de Machado de Assis e A pequena coreografia do Adeus da Aline Bei. São os que estão mais no meu radar no momento.


Um livro que pretende reler


Tem um livro que está minha lista de releituras faz bastante tempo e é de uma das minhas autoras favoritas Isabel Allende. Vou fazer de tudo para reler Zorro esse ano. Eu li faz bastante tempo e é um livro que amei na época.


Um livro hypado que você finalmente pretende ler

Não sei se esse livro específico pode ser considerado hypado, mas essa autora é sempre hypado e eu adoro essa mulher. Dona Cassandra Clare, ela é meu conforto. Pretendo iniciar sua última trilogia As últimas horas com o livro Corrente de Ouro.




Um livro clássico que você quer ler

Já coloquei dois clássicos nacionais aqui que quero ler que são Quincas Borba e O Continente, além desses dois, gostaria de ler algum livro da Jane Austen, talvez A Abadia de Northanger.



O lançamento que você tá mais ansioso


Sempre acompanho os lançamentos da editora Antofágica, estou especialmente interessada no que eles vão lançar de Jane Austen esse ano e claro, Corrente de Espinhos da Cassandra Clare que fecha a trilogia As últimas horas.










Essa foi a TAG das Metas Literárias e foi surpreendentemente mais divertido de responder do que imaginei. Fazia tempo que não parava para responder uma TAG. Se você quiser responder nos comentários fique à vontade, principalmente se você vai ler algum livro nacional esse ano e qual.


 




bottom of page