top of page

Retrospectiva 2022 do Melhor Clube do Livro, o clube do Ken Pode Ler

Fran Borges e Lu Days


Bora para a retrospectiva 2022 os melhores e piores do ano. Aqueles que entregaram tudo e aquele parou no acostamento por falta de gasolina (a gasolina está cara hehe). E que venha o nosso Top 5 do ano do Clube do Livro do KPL



Na primeira postagem desde blog que, ainda é recém-nascido, eu contei para vocês sobre o nosso clube do livro. Eu e Lu Days estamos sempre com uma leitura em conjunto em andamento e cada término dessa leitura uma escolhe o livro da vez. Tentamos sempre ler coisas diferentes.


Em 2022 nós lemos oito livros:

  1. Alexandre e Outros Heróis de Graciliano Ramos

  2. Dublê de Corpo de Tess Guerritsen

  3. A Quinta Estação de N.K. Jemisin

  4. O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë

  5. Se quiser mudar o mundo de Sabrina Fernandes

  6. Eva Luna de Isabel Allende

  7. A vida invisível de Adie Larue de Victoria Schwab

  8. Arsène Lupin – O Ladrão de Casaca de Maurice Leblanc

Bora para a retrospectiva 2022 os melhores e piores do ano. Aqueles que entregaram tudo e aquele parou no acostamento por falta de gasolina (a gasolina está cara hehe). E que venha o nosso Top 5 do ano do Clube do Livro do KPL.


5 – Alexandre e Outros Heróis - esse foi o livro que eu dei de amigo secreto para Fran e que presente. Histórias divertidas e que me fizeram crescer muito como escritora, na forma de acompanhar meus personagens e de criar diálogos. Deixou seu legado.


O melhor presente de todos é um livro, ainda mais do mestre Graça. Foi um livro muito divertido para começar bem esse ano insano de 2022. Me trouxe muita alegria e o Graça sempre consegue me trazer o Brasil. Aquele Brasil profundo que muitas vezes fica na superfície. Esse livro foi escolha da Lu, esperta ela na hora de dar presente.






4 - Eva Luna - enfim eu consegui me encontrar com Allende e que encontro. Não poderia ser melhor. Que história emocionante, que figura bem construída. Eva Luna nos mostra como nasce uma contadora de histórias na América Latina.


Eva Luna foi uma escolha minha. Eu queria muito apresentar Allende, que é uma das minhas autoras favoritas, para a Lu. Foi uma leitura incrível, mas uma vez Allende nos dá aula de história e ao mesmo tempo nos diverte e comove. O livro se passa na Venezuela, país onde a autora se exilou após o golpe militar no Chile, mas você pode reconhecer essa história em qualquer país da América Latina.




3 - Arsène Lupin, O Ladrão de Casaca - um livro muito divertido sobre crimes cometidos por um homem socialmente excluído na infância e que tinha a expertise de um detetive, mas o contexto de classe só o permitiu o roubo. Inteligente e sagaz as histórias não são nada como as narrativas de crime dos clássicos ingleses.


O Ladrão de Casaca foi aquele livro perfeito para encerrar o ano. Que leitura deliciosa e divertida. Como bem-dito pela Lu, Lupin tem a inteligência de um grande detetive, mas coube a ele ser um ladrão. Eles está mais para um anti-herói, porque sempre flerta entre o roubo e acaba ajudando em muitas ocasiões a própria lei. Além disso, ele rouba de cada burguês horroroso que eu desafio qualquer um a torcer contra ele. Você vai torcer pelo ladrão.



2 - A Quinta Estação - uma das melhores ficções científicas que já apreciei. Consegue quebrar muito com convenções sociais pertencentes ao capitalismo e explorar um universo amplo e cheio de reviravoltas emocionantes.


N.K. Jemisin me ganhou. Ela tem uma escrita tão inteligente e a construção do seu universo tem ar tão inovador que, muitas vezes, me perguntei se ela era mesmo Norte Americana. Porque é uma ficção científica muito diferente do que a gente está acostumado a consumir de escritores daquele país. Merece todos os prêmios que ganhou. Grande livro.







1 - O Morro dos Ventos Uivantes - foi na verdade uma releitura que me provou que eu realmente não entendi nada da primeira vez que li. Emily é genial e simples em sua narrativa, rompendo barreiras com questões de raça e classe, desbancando as firmes teorias sobre o livro ser apenas uma história de amor dramática.


Não podia ser outro. Se tornou favorito da vida. Para Lu foi uma releitura, para mim foi a primeira vez e foi um encontro perfeito. Esse livro nos apaixonou e não há um encontro que a gente tenha que não conversamos sobre ele. Emily Brontë no seu primeiro e único romance conseguiu romper com tudo. Ela fala de raça, classe, xenofobia e sobre o papel da mulher naquela sociedade. Ela parecia conhecer todas as questões que hoje nós discutimos e defendemos. Que mulher, que escritora! E se você ouvir por aí que O Morro dos Ventos Uivantes é apenas um romance de final trágico, saiba que é mentira.


E como nem tudo são flores, aí vai a nossa decepção do ano. E sim, foi uma decepção para as duas.


A vida invisível de Addie LaRue - eu esperava muito mais desse livro. No final, foi apenas uma repetição do mesmo ciclo cansando a narrativa uma "mocinha" que foi perdendo a motivação e um "vilão" que não teve tempo de aparecer. O fim foi um atropelo de tentativas de fazer com que todos saíssem feridos, mas acabou se tornando algo extremamente forçado e sem graça.


Faço minhas as palavras da Lu. Nós tivemos a mesma opinião sobre o livro. O final foi decepcionante, a história foi ficando repetitiva e sem graça pra mim. Eu esperava muito do livro, afinal já li Vilão e a duologia A Melodia Feroz da autora e gostei muito. Então, não funcionou pra mim.


E esse foi o nosso incrível ano de leituras nos encontrando toda a semana para conversar sobre a meta semanal. Nós não dividimos em meses e sempre colocamos metas factíveis, algumas vezes não conseguimos cumprir mesmo assim e está tudo bem. Nosso clube é leve e para ter o prazer da leitura e de conversar sobre essa leitura.


Os encontros sobre O Morro foram os melhores, imaginem duas pessoas apaixonadas falando sobre um livro. Genial! Foi o nosso segundo ano e que venha 2023. Já temos o primeiro e segundo livro do ano: Sem Amor de Alice Oseman e Quincas Borba de Machado de Assis.


E você, como foi o seu ano de leituras? Participa de algum clube do livro? Por favor, deixa a dica das suas leituras favoritas do ano. Feliz 2023 com excelentes leituras.


 








Comments


bottom of page