top of page

12 Livros para comprar em 2023 – Desafio Comprar Menos

Fran Borges


Em 2023 decidi criar a lista 12 livros para comprar e não 12 livros para ler no ano.

Em 2023 decidi criar a lista 12 livros para comprar e não 12 livros para ler no ano. Minha inspiração veio da minha professora maravilhosa Thais Godinho do Blog Vida Organizada e do post “Meu desafio pessoal para 2023”. Eu já fiz o curso Método Vida Organizada e já acompanho a Thais faz um bom tempo para saber que dica dela a gente precisa prestar atenção.


O desafio consiste em fazer uma lista de itens permitidos e não permitidos, uma lista de exceções. E uma das minhas listas se tornou a lista de 12 livros que posso comprar em 2023. Criei essa lista de desejos na Amazon e pretendo acompanhar o valor desses livros durante o ano, principalmente em promoções.


Na verdade, criei duas listas, uma com livros de ficção e outra com livros de temas de estudo, mas hoje vou apresentar para vocês a primeira delas. Deixo aqui o link da minha lista de desejos da Amazon.




A nova edição comemorativa dos 100 anos de José Saramago de O Evangelho Segundo Jesus Cristo. José Saramago é aquele autor que se você me obrigar a escolher apenas um autor favorito é sobre ele que eu vou falar e Evangelho é meu livro dele favorito, um dos meus livros favoritos da vida e assim que eu soube dessa edição ela já entrou para a minha lista de desejados.










O Cortiço de Aluisio Azevedo a edição maravilhosa da Antofágica. Reparem nessa capa simplesmente divina. O Cortiço, bem, nós temos uma história. Todo aquele que já foi ou é estudante do ensino médio tem um trauma relacionado a leitura para chamar de seu, geralmente com livros clássicos e o meu foi O Cortiço. Estou mais do que disposta a curar esse trauma com a minha atual bagagem literária e entendo a importância desse clássico da literatura brasileira.








Lady Susan e outras histórias de Jane Austen na edição da Martin Claret é o livro que me falta para completar a coleção de livros da Jane Austen. Austen com o passar dos anos e com as leituras se tornou uma das minhas autoras favoritas e esse livro além de trazer Lady Susan traz também os textos que compõem o que se costuma chamar de “juvenília”, textos e esboços da autora em sua juventude e também traz histórias inacabadas como Sanditon que inspirou uma série de TV.










O Bebê de Rosemary de Iran Levin da Darkside. Foi favorito de muita gente que leu em 2022 e como eu já assisti ao clássico filme que leva o mesmo e adorei, a história me chamou muito a atenção. É o tipo de história estranha que eu curto e gostei muito do que ouvi no que diz respeito a forma que o autor desenvolve a história dessa personagem feminina.














Harry Potter e o Cálice de Fogo versão ilustrada da Rocco porque eu faço coleção. O Cálice de Fogo era meu livro favorito na primeira leitura que fiz da obra porque na época pra mim foi livro que deixou a obra mais sombria, hoje é a Ordem da Fênix. Eu sei que muitos tem evitado a obra pela sua autora, algo que eu respeito, mas eu tento separar a obra do autor quando a referida obra vale muito a pena pra mim, e Harry Potter vale.







A Filha Única de Guadalupe Nettel da editora Todavia. Nettel é uma autora mexicana que conheci pela coleção Otra Língua da Rocco com o livro O corpo em que nasci e fiquei encantada. A filha única vai falar de maternidade de uma forma não romantizada pelo que já ouvi de quem leu. Um tema que ela também toca em O corpo em que nasci, mas que não é tema principal do livro. Adorei a escrita dele e quero ler mais da autora.











Rule of Wolves da Leigh Bardugo pela Planeta Minotauro que é o segundo livro da duologia do Nicolai. Esse livro é mais um que se passa dentro do universo Grisha criado pela autora. Eu curto muito o universo e a escrita da autora, principalmente, a partir da duologia Six of Crows. Ela é uma autora de fantasia que eu sempre compro e acompanho seus lançamentos.











O Amante de Lady Chatterley da editora Antofágica de D. H. Lawrence um grande clássico inglês que causou polêmica no seu lançamento por trazer uma personagem adúltera e falar de sexo, do prazer feminino e ele foi censurado, acusado de obscenidade. Recentemente saiu uma adaptação na Netflix que tem sido muito elogiada. E a edição da Antofágica é uma lindeza.












A loteria e outros contos de Shirley Jackson que saiu pela Alfaguara. Eu li em 2022 um dos melhores contos que já li na vida que é A Loteria que também dá título a esse livro e fiquei apaixonada e querendo ler outros contos da autora. Eu li o conto na coletânea Contos Clássicos de Terror que saiu pela Companhia das Letras. Shirley também é autora de um romance que serviu de inspiração para a série A Maldição da Residência Hill da Netflix, o se chama A Assombração da Casa da Colina.






Beasts Of Burden. Guardiões Da Vizinhança volume 2 de Evan Dorkin pela Pipoca e Nanquin. Se trata de um quadrinho sensacional e apaixonante que traz um grupo de cães e um gato detetives e com elementos sobrenaturais. Simplesmente incrível! Eu li o primeiro volume e fiquei apaixonada e ainda tem um Pug como personagem, e bem, eu tenho um bebê desses que se chama Spock e ele já apareceu por aqui nesse texto, clica aí para conhecer.








Para terminar eu deixei as duas últimas vagas em aberto. Sim, para os lançamentos que estou de olho. Antofágica é uma que fico com os olhos bem abertos. Também vem aí o novo lançamento da Cassandra Clare que é uma das minhas autoras de fantasia favoritas, aqueles livros que me trazem quentinho no coração. Entre outros que vou ficar atenta para ocupar essas duas vagas.


E essa foi a minha lista de livros permitidos para comprar em 2023. Espero voltar aqui no final do ano e ter cumprido esse propósito.


 



Commentaires


bottom of page