top of page

Projeto de Leitura: Bruxas na Literatura

Fran Borges


A humanidade sempre teve medo de mulheres que voam, sejam elas Bruxas, sejam elas Livres. Bruxas na Literatura um projeto só com livros sobre bruxas



O projeto de leitura Bruxas na Literatura surgiu quase sem querer. Em 2023 iniciei alguns estudos sobre ciclos femininos, fui parar nos ciclos da lua e consequentemente na história da bruxaria. Então comecei a ler sobre a figura das bruxas ao longo da história. Essas mulheres que foram perseguidas, queimadas e oprimidas nem mesmo se chamava assim.


Eram apenas mulheres de comunidades pagãs que entendiam de ervas e dos ciclos da natureza. Tinham crenças diferentes que não beneficiavam a ordem social da época, ainda não beneficia. A sociedade não quer mulheres que conhecem muito bem o seu corpo, que tem suas próprias medicinas, que são livres.


A partir daí comecei a ler livros de ficção com protagonistas bruxas e depois de ler alguns esse projeto veio para mim. Bruxas na Literatura.


Então lembrei da Fran ainda criança e seu primeiro contato com as Bruxas. Mulheres más, geralmente sozinhas e que fazem tudo para destruir a pobre princesa donzela. Nem a Bruxa cabe nesse estereótipo, nem a princesa. Me lembrei que eu tinha um almanaque da Maga Patalógica e Madame Min, apesar de serem retratadas como “vilãs”, eu as adorava. Depois veio Abracadabra na sessão da tarde e Sabrina, aprendiz de feiticeira. O resto é história.



O projeto Bruxas na Literatura vai ser bimestral, ou seja, a cada dois meses vou fazer a leitura de um livro e trazer o conteúdo aqui para vocês em forma de dica e também terá vídeos nas redes sociais, Instragram e Tik Tok. Entre os livros vamos ter ficção e não-ficção.

Nas próximas semana também sair conteúdo sobre os livros que li no ano passado. No mês de outubro, Mês das Bruxas, vamos ter o mês inteiro de leituras só com livros sobre Bruxas, mas essa conversa a gente deixa para o segundo semestre.


Bora para a lista dos seis livros do ano.



a sociedade supersecreta das bruxas rebeldes

Para começar o ano bem e em uma vibe bem gostosa temos A Sociedade supersecreta de bruxas rebeldes da Sangu Mandanna com tradução da Mel Lopes da Galera Record. Mika é uma bruxa solitária que precisa esconder sua magia até que recebe um convite inusitado para ajudar três bruxinhas a controlar sua magia e vai encontrar amigos e um bibliotecário chato ou gato.


Só tenho opiniões boas sobre esse livro e já espero morrer de fofura. Eu pedi esse livro para o Grupo Editorial Record e assim que ele chegar já será lido por aqui. Se você queria ler ou conversar com alguém sobre esse livro fica aí a oportunidade. Será lido entre janeiro e fevereiro.



reino das bruxas

O segundo livro do projeto será a continuação da trilogia Reino das Bruxas: Natureza Sombria da Kerri Maniscalco e tradução de Flávia Souto Maior da Dark Side. Se você já leu o primeiro e quer um incentivo para pegar o segundo livro é só me acompanhar ou se você queria ler essa trilogia, já pega o primeiro livro e me acompanha na leitura entre março e abril.


Aqui temos Emília que trabalha no restaurante da família em Palermo, na Itália, ela é uma Bruxa de cozinha e tanto. Ela tem uma irmã gêmea que é assassinada no início do livro e investigando o que aconteceu com sua irmã ela vai convocar um Príncipe do Inferno chamado Ira. Assassinatos, segredos e aquela tensão romântica.



realeza das bruxas

O terceiro livro, também da Dark Side, é o primeiro livro de uma trilogia que começou a ser publicada por eles no ano passado Realeza das Bruxas: A Irmandade Secreta de Sua Majestade de Juno Dawson. Uma irmandade milenar que depois de muito tempo volta a reunir quatro bruxas que foram iniciadas na magia ainda jovens para impedir uma profecia terrível sobre o Apocalipse de se concretizar.


Juno Dawson é uma autora e ativista transgênero, então se você quer uma fantasia fora dos padrões e com uma representatividade diversa vai ficar tão animada com a leitura de maio e junho quanto eu.



da magia a sedução livro sobre bruxas

O quarto livro vem com um romance que já foi adaptado para as telonas com um filme de mesmo nome protagonizado por ninguém mais, ninguém menos do que Nicole Kdiman e Sandra Bullock. Da Magia à Sedução de Alice Hoffman e com tradução de Denise de Carvalho Rocha publicado por aqui pela editora Jangada.


Esse filme é lá dos anos noventa e quando assisti nem imaginava que existia um livro. Eu lembro de ter amado o filme na época e quando descobri recentemente que o existia ele entrou para a minha lista e comprei no ano passado. Essa história tem romance, maldição de família e duas irmãs bruxas. Vai ser a leitura de julho e agosto.



mulheres e caça às bruxas

Para setembro e outubro tinha que ser um livro de peso e trago nosso primeiro livro de não-ficção, Mulheres e Caça às Bruxas de Silvia Federici e com tradução de Denise de Carvalho Rocha publicado pela editora Boitempo. Nesse livro Federici pretende abordar os principais assuntos relacionados ao tema e nos mostrar como ele, infelizmente, ainda é atual e continua acontecendo.



no coração da bruxa livro sobre bruxas

E para último livro do ano de 2024 vamos com um pouco de mitologia nórdica e mais um livro da Dark Side: No Coração da Bruxa de Genevieve Gornichec, com tradução de Fernanda Castro. Vai contar a história de Angrboda, uma gigante, bruxa, mulher forte e mãe destemida que se tornou inimiga dos deuses porque se negou a fornecer conhecimentos sobre o futuro a Odin.


Angrboda é queimada, mas retorna das cinzas e conheci Loki (sim, esse Loki inspirou aquele da Marvel, assim como Odin e Thor) com quem se casa e tem três filhos. Suas visões sobre o Ragnarok e o papel que seus filhos nessa história pode colocar todos em perigo, incluindo os deuses e sua família.


E assim termina meu incrível ano bem bruxão 🧙‍♀️


 



Commenti


bottom of page