top of page

Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita – Suzanne Collins

E aí? E aí que Amanhecer na Colheita foi uma experiência completamente diferente de qualquer outro livro da saga.


Amanhecer na Colheita – Suzanne Collins (trad. Regiane Winarski)


Como toda fã de Jogos Vorazes, eu estava ansiosa para ler esse livro. Já confesso que faço parte do time que achava que não precisava dele, mas, como foi Suzanne quem decidiu escrever, eu leio qualquer coisa que ela fizer.


E aí? E aí que Amanhecer na Colheita foi uma experiência completamente diferente de qualquer outro livro da saga. A história narra os Jogos Vorazes de Haymitch, um personagem muito querido pelos fãs.


Comecei a leitura com uma boa sensação — ainda mais por reencontrar vários personagens amados. Por meio do Haymitch, vamos acompanhando um pouco da vida de cada um dos personagens que já conhecemos e adoramos.

Suzanne Colins, Jogos Vorazes

É um livro que pode ser lido de forma independente, sim. Mas para os fãs, a leitura é muito mais saborosa, com diversas referências sutis que a Suzanne insere. Essa obra é sobre propaganda — o quanto pode ser enganosa e manipulada, venha de onde vier. Em tempos como os nossos, em que narrativas mentirosas são contadas de forma tão convincente que acabam se tornando “verdades”, esse tema é mais atual do que nunca.


Suzanne também nos provoca por meio de Haymitch: por que aceitamos isso? Por que simplesmente nos calamos? Porque não dá para construir algo sozinho, mas podemos, sim, ser resistência diante de absurdos — como, no caso, os próprios Jogos Vorazes — e isso se aplica também ao nosso dia a dia.


E por que disse, lá no início, que tive uma experiência diferente? Porque, para mim, a trilogia original é redonda. Amo acompanhar a evolução da história até chegar no sombrio A Esperança, um dos meus livros favoritos (empatado com Em Chamas).


Jogos Vorazes, Katniss, Snow, a cantiga dos pássaros e das serpentes

Depois veio A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, e ela surpreendeu ao contar a origem de Snow, o ditador do futuro. Achei incrível como ela expandiu ainda mais o universo, mostrando como os jogos surgiram e como a “verdade” manipulada virou espetáculo.


Confesso que esperava algo mais denso de Amanhecer na Colheita, algo no estilo de A Cantiga. Talvez foram as expectativas.


Gostei da leitura, mas foi a primeira vez que senti uma “barriga” na narrativa — partes que poderiam ter sido cortadas, pois ficaram repetitivas. Senti isso, especialmente, no Ato 2, justamente a parte que retrata os jogos.


Foi como ver uma mistura de Jogos Vorazes, Em Chamas e um pouco de A Esperança no final. Adorei o Ato 1, que introduz muito bem a história do Haymitch, e o Ato 3 foi meu favorito — é onde a Suzanne deixa ainda mais clara a mensagem que quer transmitir.


Haymitch, amanhecer na colheira, jogos vorazes

Sobre os jogos, acredito que a repetição tenha sido proposital. Parte dos fãs se decepcionou com A Cantiga (não foi o meu caso, eu amei!) e queria um livro sobre Haymitch. A Suzanne parece dizer: “vocês queriam esse livro? Aqui está.”


Até as repetições pareceram intencionais — como se ela dissesse: é a mesma história da Katniss, como será a de qualquer outro personagem nos Jogos Vorazes. A mesma estrutura, apenas com um protagonista diferente.


Não pensem que não gostei do livro — gostei muito. Só que foi uma experiência diferente dentro desse universo. Adoro o Haymitch, mas ele não foi meu personagem favorito.


Quem conquistou meu coração foi Maysilee Donner. Ela tem várias camadas e, a cada uma que conhecia, eu gostava mais. É atrevida, fala de igual para igual com todos. Às vezes, pode parecer arrogante, mas vamos entendendo sua essência e sua jornada de aprendizado.


Outra personagem marcante foi Lenora Dove, que faz parte do mesmo bando da Lucy Gray. Ela é responsável pela música no livro. Tem uma personalidade livre, aprecia o mundo de forma aberta e é uma das primeiras a enxergar a propaganda da Capital e resistir — quando ainda poucos percebiam o que estava acontecendo.


Claro que recomendo a leitura! Vai ser prazerosa para qualquer fã. Aliás, recomendo toda a trilogia. E fiquem com teaser da nova adaptação.






Kommentare


3_edited.png

Subir...

A LEITURA QUE CABE NO SEU DIA...

2022 Ken Pode Ler @Não sei, já estava assim quando chegamos...

bottom of page