top of page

Como a história bíblica pode explicar a sociedade? Caim de José Saramago

Fran Borges


É um recontro de uma das mais famosas histórias bíblicas: Caim e Abel pela perspectiva de Caim.

josé saramago caim livro



josé saramago nobel de literatura caim livro
Link da Amazon

Um livro engraçado, sarcástico e que faz uma crítica feroz ao velho testamento, como ele influenciou e influencia a sociedade. Como é utilizado como forma de convencimento de que certos atos são corretos. Como explica a sociedade, a vida comum.


É um recontro de uma das mais famosas histórias bíblicas: Caim e Abel pela perspectiva de Caim. O primeiro assassino que se tem notícia.


Você vai encontrar entre os personagens (uma visão literária): Deus, o Diabo, Abraão, Isaac, Lilith, e claro, Adão e Eva.


Caim verá de perto, ao longo dos tempos, uma grande parte das histórias citadas no velho testamento e que estão gravadas na nossa memória: Torre de Babel, Noé, Sodoma e Gomorra, entre outras.


Saramago aqui está afiado, seu humor sarcástico, cínico e peculiar (que eu amo) está perfeito. Sendo um dos últimos livros escritos pelo autor, você percebe que ele não mediu palavras, ele foi com tudo.


Saramago, ao meu ver, jamais ataca crenças pessoais, ele critica como as instituições. Ele questiona essas histórias, humaniza esses personagens e nos deixa sempre o que pensar. Por exemplo, como essas histórias muitas vezes são utilizadas de forma leviana, para domesticar e manipular.


Outro questionamento sempre muito importante em seus livros, é como a história descreve as mulheres. Qual é o lugar colocado para nós? Como isso nos afeta na vida comum. Saramago é sempre muito honesto e não poupa o leitor, ele confia no seu leitor.


Se você é uma pessoa que consegue diferenciar suas crenças pessoais das críticas às instituições, vai curtir muito o livro e vai te trazer muitas reflexões. Esse foi, na minha opinião, um dos livros mais fluidos do autor. É um vira página de verdade. Também é o mais engraçado que já li dele.


Eu indicaria como uma das portas de entrada para ler Saramago, ainda que eu ache que os dois melhores livros para começar a ler o autor sejam: Ensaio sobre a cegueira e Intermitências da morte.


Sempre sou suspeita para falar de Saramago porque ele é o meu autor favorito, daqueles que você não lê nem a sinopse, só pega para ler. E posso afirmar, já tendo lido vários de seus livros, mais de seis, que ele nunca me decepcionou.



 



Comentários


3_edited.png

Subir...

A LEITURA QUE CABE NO SEU DIA...

2022 Ken Pode Ler @Não sei, já estava assim quando chegamos...

bottom of page