top of page

Organizando os estudos com a Universidade Pessoal

Fran Borges


Você já ouviu falar sobre universidade pessoal? Então vamos conversar sobre isso...

Universidade Pessoal, vocês já ouviram falar desse termo? Fui apresentada a ele pela minha maravilhosa professora Thais Godinho do blog, insta e canal Vida Organizada, e em uma versão resumida o termo significa estudos autodidatas ou estudos por conta própria.


Vários assuntos sobre os quais você quer aprender mais e não precisa ou não quer aprender sobre eles em uma universidade formal.


⁣Quando li o texto da Thais no blog do Vida Organizada percebi que já fazia isso de certa forma faz um bom tempo, mas sem uma organização muito bem definida. Sempre gostei muito de aprender e tenho vários temas de interesse que invisto tempo e dinheiro.⁣



⁣Estudo através de livros, cursos gratuitos e pagos, vídeos de especialistas nos temas, palestras e textos.⁣ Nesse momento faço um curso pago que é o Romance Vitoriano da professora Marcela Santos Brigida do blog, insta e canal Literatura Inglesa Brasil.


Acompanho sempre as aulas abertas e conteúdos gratuitos do Vida Organizada, assim como, já fiz o curso do Método Vida Organizada que me ajudou demais em todas as áreas da minha vida e recomendo muito. Hoje participo do acampamento Vida Organizada que é uma comunidade de práticas criada pela Thais que traz vários conteúdos que agregam no meu dia a dia.


Também estou fazendo um curso gratuito de meditação e acabei de terminar outro sobre Inteligência Emocional no trabalho.


Meus temas de estudo atuais são:⁣

📎Organização - dica de livro: Vida Organizada da Thais Godinho⁣ e o Essencialismo do Greg McKeown

📎Desenvolvimento pessoal e espiritualidade - dica de livro: Comunicação não violenta do Marshall B. Rosenberg e Autocompaixão da Kristen Neff

📎Estudos literários - dica de livro: Como funciona a ficção de James Wood⁣ e Como educar sua mente de Susan Wise Bauer


📎História/ Feminismo/Política (incluo os três temas em um) - dica de livro: Brasil, Uma Biografia da Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling, Banzeiro Ókótó: Uma viagem à Amazônia centro do mundo da Eliane Brum e O feminismo é para todo mundo da bell hooks.


Sempre estou com algum livro em andamento, tenho playlist de vídeos, palestras e cursos gratuitos, textos sobre os temas de interesse organizados em pastas digitais e o meu caderno de tudo ou commonplace book, como é chamado pela Thais Godinho. Passei a usar o caderno depois do curso do método vida organizada e se trata de um local onde faço anotações referentes aos meus estudos. Em outro post posso explicar melhor sobre isso.

Tento sempre organizar minha semana para distribuir blocos de tempo para estudar sobre esses temas e quando sinto necessidade procuro algum curso que me explique melhor sobre o assunto, como é o caso do Romance Vitoriano que é um tema que acho muito interessante e comprei o curso.


No geral funciona assim, algumas semanas melhores do que outras. Quando começo a enrolar muito sobre um tema repenso se meu foco não mudou de lugar e refaço a estrutura com o novo tema.

E você, também faz sua própria universidade? Já tinha pensado sobre isso? Se sim, qual o seu tema de interesse no momento?


 




bottom of page