Fran Borges
Livros de Bruxas e bruxaria! Antes de começar as leituras do projeto Bruxas na Literatura, resolvi compartilhar com vocês os livros que li no ano passado e me inspiraram a começar o projeto.
Amanhã começo a leitura do primeiro livro do projeto Bruxas na Literatura: A Sociedade Supersecreta das Bruxas Rebeldes de Sangu Mangana. Se você não sabe do que estou falando, confira o post sobre o projeto de leitura nesse link e o cronograma da leitura no meu insta nesse link (em breve).
Antes de começar as leituras do projeto Bruxas na Literatura, resolvi compartilhar com vocês os livros que li no ano passado e me inspiraram a começar o projeto. A ideia desse post veio do vídeo “Livros de bruxas e bruxaria lidos em 2023” do canal Nostalgia Cinza da Laura Brand. Ela tem um projeto de leitura chamado Uma Bruxa por mês que eu descobri no ano passado quando comecei a ler livros sobre a figura da Bruxa na história.
O primeiro livro que quero comentar e que iniciou essa jornada é A Descoberta das Bruxas de Deborah Harkness que é o primeiro livro da Trilogia das Almas e que eu li inteiro no ano passado. Foi uma trilogia que me apaixonou e ela vai mesclar a história da Bruxa clássica com uma Bruxa mais contemporânea. Não vou me estender muito sobre a trilogia porque já tenho um texto só para ela aqui.
O segundo livro que li foi um livro de não-ficção chamado Bruxa Interior: Resgate seu poder ancestral de Juliet Diaz. A autora é uma indígena taina cubana de uma longa linhagem de curandeiras e bruxas tanto por parte de mãe quanto de pai. Ela é a criadora da Sagrada Collective, um santuário virtual, e possui mestrado em ciência da medicina herbal.
O livro se propõe a ser uma introdução sobre a bruxaria contemporânea. A autora conta um pouco de sua história, da sua prática e explica conceitos básicos da bruxaria moderna. Um livro muito interessante se você tem curiosidade sobre o assunto.
Depois eu li o primeiro livro da trilogia Reino das Bruxas: Irmandade Mística de Kerri Maniscalco. Se passa em Palermo na Itália, tem toda uma atmosfera de cidade misteriosa com locais sombrios. Temos uma série de assassinatos brutais. Bruxas estão sendo mortas. A irmã de Emília é uma delas e em busca de vingança e de descobrir quem matou sua irmã ela vai se envolver com o próprio inferno e convocar um de seus príncipes, Ira.
Uma delícia essa história. Adorei os personagens e toda a mitologia criada pela autora. Já estou com o segundo livro da trilogia para ler. Tem investigação, segredos e uma reviravolta daquelas. Eu me senti caminhando pela Itália do século passado.
Depois eu li a coisa mais fofa, um romance delicinha chamado A Maldição do Ex de Rachel Hawkins. Livro rápido e gostoso de ler. Tem cidade pequena, no dia das Bruxas, com maldição e família de bruxos.
Um pequeno toque de inimigos a amantes porque os protagonistas tiveram um desentendimento no passado e a nossa bruxinha em uma noite de bebedeira com a prima acaba lançando uma maldição sem querer no mocinho. Vale boas risadas, tem uma pimentinha ali na relação, bem na vibe comédia romântica.
Depois foi a vez de um dos clássicos quando se fala em Bruxas: A Hora das Bruxas - As Bruxas Mayfair volume 1 de Anne Rice. Dá para perceber que a autora pesquisou muito a história da bruxaria, ao menos seus estereótipos e mitos mais conhecidos. Tem um clima gótico e bem sombrio. Gostei muito da mitologia.
Mas essa leitura teve alguns problemas bem sérios para mim em questões bem sensíveis que tem relação com violência contra mulher, racismo e xenofobia. Então já esteja avisado antes de ler.
Pássaro e Serpente é o primeiro livro de uma trilogia de Shelby Mahurin e é uma romantasia (está na moda atualmente) bem desenvolvida. Porque digo isso? Apesar do foco principal ser o romance, as subtramas são bem exploradas, assim como a mitologia que a autora criou. Temos um romance entre uma Bruxa e um caçador de Bruxas, enemies to lovers (inimigos à amantes) na área, que são obrigados a se casar. Ele não sabe que ela é uma Bruxa.
A relação dos dois personagens é desenvolvida aos poucos, nada de romance avassalador de cara. E eu gosto muito da abordagem da autora quanto a intolerância. O medo, a ignorância que se torna violência contra o que você não conhece. Eu me diverti muito e quero continuar a trilogia.
O último livro dessa lista ainda está em andamento e se trata de mais um livro de não-ficção: História da Bruxaria do historiador Jeffrey B. Russel e do jornalista Brooks Alexander. Esse é um dos livros que você verá sendo indicado por quase todo mundo que se interessa pelo tema.
É um estudo bem abrangente que vai relatar o auge e o declínio da caça às bruxas e revelam como a bruxaria sobreviveu, ressurgiu, se reciclou e atua na sociedade contemporânea. Um livro para você ler com calma, para estudo da figura da Bruxa mesmo. Pretendo trazer conteúdo sobre ele por aqui e nas minhas redes sociais quando terminar.
E essa foi a lista de livros de Bruxas e bruxaria que li no ano passado e queria compartilhar com vocês. Logo vem mais livros por aí com o projeto de leitura Bruxas na Literatura.
Comments