top of page

Duna Parte 2 Filme x Livro

Fran Borges


Duna filme e livro, sou uma fã do livro de Frank Herbert e estava muito curiosa para essa sequência. Então, bora para uma opinião de leitora que assistiu a adaptação de um dos seus livros favoritos.


duna parte 2

Eu li Duna, o primeiro livro da série, antes da estreia do primeiro filme e o livro se tornou um dos meus favoritos. O clássico da ficção científica de Frank Herbert conta a história de queda e ascensão de Paul Atreides, interpretado de forma sensacional por Timothée Chalamet nos cinemas.


Arrakis, um planeta que se tornou desértico pela exploração da “especiaria”, mas os Fremem, povo da areia que sobrevivem escondidos no seu território. O caminho deles e de Paul se cruza quando em uma manobra política seu pai e grande parte dos seus aliados são assassinados.


Paul e sua mãe Jéssica conseguem fugir. Além de tudo isso, existe uma profecia que fala que uma voz exterior vai chegar, um “messias” que guiaria esse povo. A grande pergunta: seria Paul Atreides esse “messias”?



Paul Atreides e Feyd-Rautha Harkonnen

Os dois filmes adaptam o livro de Frank Herbert com maestria. Duna é um livro de setecentas páginas, denso, com muitos detalhes, muitos personagens e uma grandiosa criação de universo. Dito isso, posso dizer como fã, que o diretor Denis Villeneuve consegue imprimir a essência do livro ali.


Tiveram algumas mudanças claro, corte de alguns personagens e até mesmo mais destaque para outros personagens, mas nada que tenha me incomodado. Para mim os filmes chegam para complementar o livro.


A mudança no filme que mais gostei foi em relação a personagem da Chani. Ela é uma guerreira no livro e nos filmes, mas nos filmes ela é mais decidida, tem mais personalidade e assume seu protagonismo. Para melhora, ela é interpretada pela maravilhosa Zendaya.



Chani Zendaya

E o mais importante pra mim como fã dos livros é que a forte crítica social de Duna fosse transmitida nos filmes. O livro coloca o dedo na ferida do imperialismo, opressão dos povos diante da colonização, a exploração sem medida que destroem todo um planeta levando seus povos a miséria e a guerras civis, também presas fáceis do fanatismo religioso.


Dennis outra vez é magistral aqui.



Paul Muadib Atreides Timothee Chalamet

O filme por si só é um deleite em efeitos, fotografia, trilha sonora, atuações e cenas belíssimas. Foi uma experiência incrível e vale a pena ser visto no cinema.



 



Comments


bottom of page