top of page

Urgente! Lista definitiva de livros para o mês do orgulho

Fran Borges


Hoje é 28 de junho, é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. Pra mim se trata de reconhecer privilégios (heteronormativos) e dizer que toda a forma de amor precisa ser respeitada.


Hoje é 28 de junho, é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ e gostaria de deixar uma lista muito especial por aqui de livros que trazem essa representatividade.

Pra mim se trata de reconhecer privilégios (heteronormativos) e dizer que toda a forma de amor precisa ser respeitada. Que todo casal tem o direito de andar de mãos dadas na rua sem ter medo.⁣ Que toda a pessoa tem o direito de amar da forma que bem quiser.

É nosso dever combater a LGBTfobia, ainda mais nós mulheres, porque o machismo que tanto nos mata, também mata a comunidade LGBTQIAPN+. Temos um inimigo em comum e precisamos estar unidos.

Então segue a lista que tem clássico, fantasia e escritores nacionais contemporâneos.



O Retrato de Dorian Gray - grande clássico da literatura e que seu escritor, Oscar Wilde, chegou a ser preso por ser homossexual e por abordar, ainda que de forma bem sutil, o tema em seu livro.


15 Contos Escolhidos de Katherine Mansfield - muitos contos relatam o descobrimento da sexualidade, bisexualidade. Katherine era bisexual.⁣



Dama da Meia-Noite, a trilogia Artifícios das Trevas de Cassandra Clare - e eu poderia indicar todos os livros de Cassandra que sempre colocou muita representatividade em todos os seus livros. Mas nessa trilogia em especial, a Cassie traz personagens e romances entre gays, lésbicas, transexuais, bisexuais, poliamor.⁣



Um Milhão de Finais Felizes de Vitor Martins - eu li já faz algum e ele relata o sofrimento da descoberta, a falta de acolhimento pela família e como devemos escolher a nossa própria família. Aqueles que nos amam e respeitam.⁣


Desmemória da Thalita Coelho - romance sáfico com realismo mágico. A gente acompanha uma jornada linda dessa personagem que se alimenta das memórias das pessoas enquanto transcorre seu relacionamento com outra mulher. Fala de luto, relacionamento e o realismo mágico é utilizado muitas vezes como metáfora para falar de saúde mental.


Pétala de Olivia Pílar - um romance sáfico que fala de aceitação, família, convivência com uma sensibilidade linda. Relata um encontro em uma cafeteria e o leitor se sente um voyer na mesa ao lado.⁣



Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa - sim, esse grande clássico da literatura brasileira traz uma história de amor entre dois jagunços e depois que você embarcar nessa história, você vai se perder lá dentro e sair encantada. Acredite em mim.



Sem Amor da Alice Osman - a gente acompanha a personagem principal na sua jornada entrando na faculdade, amigos, família e se descobrindo e se entendo assexual. É divertido e comovente, também porque traz muito das experiências da própria autora. Tem resenha dele por aqui.

Várias dicas incríveis e agora me conta algum livro com a temática LGBTQIAPN+ para me deixar a dica.


PS: Todos os livros tem link de compra na amazon, basta clicar sob a foto. Muitos deles tem também no kindle unlimited.

 



Comments


bottom of page