top of page

Leituras de Janeiro e o que estou lendo em fevereiro

Fran Borges


Em janeiro li alguns livros incríveis e já teve leitura que com certeza vai entrar para a lista de favoritos de 2024. Muita coisa boa para compartilhar com vocês, inclusive o que vou ler em fevereiro.


leitora kindle praia

Em janeiro li alguns livros incríveis e já teve leitura que com certeza vai entrar para a lista de favoritos de 2024. Muita coisa boa para compartilhar com vocês.



o parque das irmãs magníficas

A primeira leitura do ano já começou com o pé na porta: O Parque das Irmãs magníficas de Camila Sosa Villada, traduzido por Joca Reiners Terron e narrado por Valéria Barcellos. Eu ouvi o audiolivro que é de uma potência que te move inteira por dentro enquanto você ouve.


Esse foi o primeiro livro do ano do Leia Mulheres Lages, um clube do livro que faz leituras apenas de livros escritos por mulheres. É uma autoficção onde a autora mescla sua vida com realismo mágico. É lindo e doloroso e eu te desafio a não se comover lendo. Saiu um vídeo no meu insta se quiser ver. Tem vídeo no instagram (link).



tudo o que transporta o ar

O segundo livro também foi um audiolivro: Tudo o que transporta o ar de Isa e Pétala Souza. Os irawó deixaram seu planeta e depois de 100 anos estão regressando. Yagazie tem a missão de contar o que vivencia para manter a história do seu povo. É um conto de ficção científica que fala de ancestralidade, respeito e cuidado com a própria história e uma luta contra o apagamento.


Isa e Pétala Souza, além de escritoras, tem um projeto lindo no instagram o @afrofuras. Vale a penas conhecer o perfil e a escrita delas. Já é a segunda história que leio delas e sigo esperando mais, quem sabe um romance.



o aniversário de juan angel

O Aniversário de Juan Ángel de Mario Benedetti, traduzido por André Aires e ilustrado por Luísa Zardo. Um romance de frases entrecortadas como se fossem versos e você acompanha a vida desse personagem da infância até a idade adulta, mas apenas nos dias do seus aniversário.


Benedetti publicou esse livro dois anos antes do golpe militar no Uruguai, como uma profecia maldita. O livro me prendeu do início ao fim e foi mais uma leitura incrível desse autor que eu gosto demais. Já é o quinto livro que leio dele e eu amo.



e me disseram que bia e mel terminaram

E me disseram que Bia e Mel Terminaram de Lu Days. Sim, a minha parceira de blog também é escritora e eu amei ler esse conto curto e fofo. Uma delícia de leitura que me fez recordar as dúvidas e os medos de quando começamos a crescer, quando você não sabe se ainda é adolescente ou adulta.


Os questionamentos sobre sexualidade, as pessoas que você quer na sua vida. Tantas transformações. As escrita da Lu pra mim traz sempre um grito e um aconchego. Tem representatividade ACE.



a espiã da realeza

Fechando o mês com mais um audiolivro: A Espiã da Realeza de Rhys Bowen e traduzido por Livia Marina Koeppl. Um cozy mistery bem divertido de ler onde Georgiana é a 34ª na sucessão da rainha da Inglaterra e que não tem um tostão. Um cadáver aparece na casa dela e nossa heroína acaba tendo que se defender e ao seu irmão.


Como diria Isabela Boscov, “é revolucionário? não, mas é muito gostosinho”. Se você quer uma coisa rápida, como personagens divertidos e um mistério para engajar eu recomendo.


Lendo em Fevereiro



o assassino do rei

O Assassino do Rei da Robin Hobb é uma leitura coletiva que faço a Luana e o nosso amigo Matheus. É um calhamaço de 600 páginas que iniciamos em janeiro e seguimos com ele em fevereiro.



as bruxas da noite

As Bruxas da Noite de Ritanna Armeni é o livro do mês do Leia Mulheres Lages. Estou com o audiolivro dele e a discussão é no final do mês.



a sociedade super secreta de bruxas rebeldes

A Sociedade Supersecreta de Bruxas Rebeldes é o primeiro livro do meu projeto de leitura Bruxas na Literatura e vai sair conteúdo sobre ele no final de fevereiro ou início de março. Ainda dá tempo de ler se você quiser me acompanhar.



história da bruxaria

Sigo com a leitura de História da Bruxaria de Jeffrey B. Russell e Brooks Alexander. Esse é um livro de estudos, então não tenho pressa de terminar.



o caminho dos reis

E pretendo iniciar O Caminho dos Reis do Brandon Sanderson, já dividi em metas de 100 páginas para o mês e vou ver se funciona, porque quero ler muito esse livro.


Essas são as metas principais, sempre acaba aparecendo mais algum ou não.

E você, como foram as leituras de janeiro?


 



Opmerkingen


bottom of page