Fran Borges
Audiolivro/Audiobook é leitura? Um assunto que gera polêmica entre muitos leitores, vou dar meus dois centavos sobre o assunto.
Há alguns anos, confesso que a ideia do audiolivro/audiobook nem me passava pela cabeça, mas a tecnologia avança e eu também aprendi a reconhecer privilégios e tentar pensar um pouquinho além do meu próprio mundo.
Antes de mais nada é preciso considerar o quanto o audiolivro/audiobook traz maior acessibilidade para as pessoas. Pessoas com algum problema de visão, deficiência visual entre outras. A forma como os audiolivros/audiobooks amplia a acessibilidade é gigante.
Agora falando da comodidade dos audiolivros/audiobooks, você pode fazer qualquer coisa ouvindo um livro. No trânsito, enquanto trabalha, enquanto lava a louça ou faz alguma limpeza. As opções são variadas.
Eu experimentei e gostei muito, mas acho que incorporei de verdade a partir desse ano. Sempre estou com algum audiolivro/audiobook em andamento e tem sido bem interessante e proveitoso.
No meu caso prefiro ouvir leituras leves como comédias românticas, romances de épocas, livros de humor e não-ficção. Livros biográficos também são ótimos, assim como poesia. Ainda não consigo ouvir clássicos ou livros com uma escrita mais densa porque acho que me perco. Mas se for uma releitura, é incrível. Ouvi A Metamorfos do Kafka como releitura e foi incrível.
O audiolivro/audiobook também ajuda muito nos estudos. Fazer revisão de algo que você está estudando para fixar o conteúdo. Estudo de alguma língua, acompanhando o livro físico ou ebook também é uma boa pedida.
Dicas de alguns audiolivros/audiobooks que eu ouvi:
Melhor do que nos filmes
Série Bridgerton
A Hipótese do Amor
A Metamorfose
Loucos por livros
Amanhã, amanhã e ainda outro amanhã
Hoje, depois, amanhã
E o que você vai ouvir ou experimentar depende do seu gostou ou do que que você está disposto a ouvir. Existem vários audiolivros/audiobooks gratuitos no youtube e spotify. Imagino que em outros aplicativos de áudio, semelhantes ao soptify, também deva ter. Cito esses dois porque são os que mais utilizo.
E existem também os aplicativos pagos como Ubook, Storytel, Scribd e até mesmo o Skeelo. Alguns você paga um valor por mês para ter acesso, outros tem a opção do livro avulso.
Respondendo a pergunta do título: Audiolivro/Audiobook é leitura sim. Claro que é uma experiência diferente e acredito que não há como comparar com a leitura do livro físico. Ainda prefiro pegar o livro ou ebook para ler, mas acho a experiência válida, acessível e inclusiva.
Comments