top of page

Como o celular pode te ajudar no hábito de ler?

Fran Borges


O celular precisa ser o vilão? Uma espécie de Darth Vader no seu ouvido “venha para o dark side”? Talvez não.



Nesse mundo louco onde tudo é muito rápido e somos quase robôs programados no nosso dia a dia causando uma grande dificuldade de concentração, o celular, muitas vezes, é tido como vilão. Ele seria uma espécie de Darth Vader que fica buzinando no seu ouvido “venha para o dark side” enquanto você tenta se concentrar em alguma coisa, principalmente falando do hábito de ler.


O hábito de ler, por si só, já vai contra esse sistema. É algo silencioso, requer concentração e consistência. O celular acaba ficando com fama de mal. Mas eu te pergunto, precisa ser assim? Não. E eu vou te contar várias dicas que já me ajudaram e ajudam no dia a dia e tornam o celular um aliado.




1 - Usar o timer do seu celular

Essa é uma dica que funciona tanto para quem está começando a ler como para quem já é leitor e está com dificuldade de manter o foco. Eu já utilizei nos dois momentos. Você coloca ali 15, 30, o tempo que você quer focar na leitura e quando o timer tocar você fecha o livro e vai fazer outra coisa. Funciona muito se você atrelar a outro hábito. Exemplo: 15 minutos depois do almoço ou do café. Liga o timer e foca.


2 - Desligar as notificações

Esse é um “mantra” que aprendi com a minha professora maravilhosa Thais Godinho do Vida Organizada. Ela sempre diz que não quer um dispositivo que a controle, ela é que impõe os horários que vai olhar o celular, ver redes e responder mensagens. Eu não tenho nenhuma notificação ligada no meu celular, mas eu sei que muitos por motivos de trabalho não podem fazer isso. Contudo, na hora da sua leitura diária experimente desligar as notificações. Você vai ver como vai conseguir se concentrar muito mais.


3 - Ouvir música enquanto lê

Eu gosto de ouvir música quando tenho algum tempo em sala de espera ou em algum lugar muito barulhento e quero me concentrar. Geralmente, ouço música apenas instrumental, clássica, jazz, blues ou trilhas sonoras. Elas ajudam na minha concentração. Falando em trilha sonora, também gosto de escutar alguma que combina com a leitura. Quando li IT A Coisa a trilha sonora do filme me colocava ainda mais no clima do livro. Já fiz o mesmo com Harry Potter e livros de Star Wars. Experimente se achar que vai ajudar.




4 - Usar um aplicativo

Existem vários aplicativos que te ajudam a manter o foco. Se você precisa de algum estímulo eu recomento o Forest. É como um timer, mas o seu diferencial é que ele planta uma floresta virtual. Cada período que você aciona o aplicativo ao final desse tempo você planta uma árvore, mas se você pegar no celular para usar sua árvore morre. Ele tem várias funcionalidades, tem períodos de pausa, você pode utilizar em equipes. Vou deixar o link de um artigo que explica direitinho como usar. Pode se um incentivo para você.


5 - Agenda

Sim, a agenda. Se você utiliza uma agenda virtual você pode incluir lembretes de leitura no seu dia. Eu uso a agenda do google e tenho um lembrete diário na parte da noite que sempre me lembra o horário da leitura. Depois do jantar é o meu momento de leitura e o lembrete fica ali. Sabe aquela satisfação de dar o check no fim do dia? Também funciona como motivação.


6 - Aplicativo de notas

Essa dica é para você utilizar depois da leitura. Geralmente, sempre que leio um capítulo de um livro, seja ele de ficção ou não, ele me traz alguma reflexão que fica reverberando na minha cabeça e preciso anotar em algum lugar para não esquecer. Além de marcar no livro (sou dessas), também tenho uma nota aberta em um programa chamado Notion (volto a falar disso em outro texto com detalhes) onde anoto o que senti em cada capítulo que leio. Isso faz muita diferença pra mim, principalmente se por algum motivo não consegui ler no dia seguinte e no final da leitura para chegar a uma conclusão sobre o que aquele livro me trouxe. Existem vários aplicativos como One Note, Evernote, o Keep do google, entre outros. Escolha o seu favorito e se divirta.


7 - Sprints de leitura

O que é isso? Sprints de leitura são leituras coletivas organizadas pela comunidade de livros em várias redes. Tem no you tube, na twitch e instagram, pelo menos que eu conheço. Se você acompanha algum booktuber descubra se ele costuma fazer. Se você gosta de ler em companhia é uma ótima pedida. Traz aquela sensação gostosa de estar acompanhada e no final de cada sprint as pessoas costumam conversar sobre suas leituras. Algumas lendo o mesmo livro. Você pode até criar um sprint de leitura particular com algum amigo.


8 - Deixe o celular em uma gaveta

Essa aqui é aquela dica se você tem um fraco pelo charme do seu celular que é irresistível. Deixe ele em uma gaveta ou em outro cômodo enquanto lê. No final da leitura você pode até se premiar e dizer “agora vou ficar meia hora assistindo vídeos”. Recompensas também podem ser um estímulo na hora de recuperar o foco.


A tecnologia no geral pode nos ajudar muito, inclusive no hábito de ler. O celular não precisa ser o vilão se você o usar com mais intenção. E aí, gostou das dicas? Você já usa alguma delas? Tem mais uma dica para gente? Conta aí ;)



 



コメント


bottom of page